Na Última Segunda feira dia 22 de outubro os Alunos do 2º Módulo do Curso de Manutenção e Suporte em informática durante a aula Gestão de Sistemas Operacionais 2, realizaram atividade prática envolvendo tecnologia VNC(Virtual Network Computing) que trata-se de um protocolo de internet que permite a visualização de interfaces gráficas remotas através de uma conexão segura, permitindo assim conectar-se de outro computador remotamente, através da internet, prática está bastante utilizada por profissionais de T.I. que prestam assistência técnica a outros usuários.
Usando um formulário online os alunos convidados do 2º módulo de Técnico em Serviços Jurídicos e Administração cadastraram dúvidas diversas relacionadas a Informática que após recepcionadas foram encaminhadas para os alunos de Manutenção e Suporte que estavam em outro laboratório, aguardando para realizar remotamente atendimento.
Para a realização do atendimento foi utilizado o programa Team Viewer 13, utilizando a conexão de área remota, e também o chat para comunicação, finalizado o contato e conexão os “usuários atendidos” realizaram avaliação atribuindo nota suporte prestado.
Atividade promoveu uma melhor perspectiva do funcionamento de um setor de suporte em informática de empresa, trazendo problemas e duvidas do cotidiano bem como também o exercício da prática do atendimento ao usuário, buscando sempre a atenção cordialidade na resolução dos problemas relacionados a tecnologia da informação,
Agradecemos o apoio da professora Luciana Uzae e de seus alunos de Administração e Serviços Jurídicos participaram também desta atividade
Veja depoimento de alguns alunos envolvidos na atividade:
Eu achei a atividade super legal e criativa. Os alunos trabalharam muito bem e é esse tipo de aula que reforça a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Essa interação que foi promovida pela atividade é essencial, principalmente para nos ensinar a agir com profissionalismo e seriedade nas horas necessárias. (Gabriel Seleguim, Aluno 2º Módulo Técnico em Administração)
Uma aula muito boa e intuitiva, me mostrou uma nova experiência direta e prática de um assunto que eu desconhecia, o contato direto com outros "usuários" e o modo como resolver os problemas deles, foi uma ótima lição, me deu uma nova perspectiva do curso. (Micael Batista Alves Aluno Manutenção e Suporte em Informática)
Particularmente eu achei a proposta da aula muitíssimo interessante, considero de grande importância ter esse contato com pessoas reais apresentando problemas reais, é muito bom já termos essa base de como vai ser trabalhar com algo do gênero para que já seja um ambiente mais familiar caso viermos a empenhar tal cargo, lidar com necessidades de pessoas fora da nossa convivência é algo novo e muito gratificante (Wallison Esteves, Aluno Manutenção e Suporte em Informática)
Texto: Diego Henrique Ribeiro Tavares – Professor Gestão de Sistemas Operacioanis II