A Etec “Prof. Idio Zicchi” recebeu em sessão solene na Câmara Municipal de Bebedouro a Medalha e do Diploma Nikola Tesla de inovação tecnológica. O prêmio, entregue na quinta-feira (10/08) foi em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Projeto Etecom que oferece gratuitamente cursos de informática para crianças, jovens, adultos e idosos.
Foram condecorados os professores coordenadores Andrea Bessa Carnassa, Rodrigo Pinheiro Campos, Wagner César Vieira, André Luiz Gonçalves de Macedo, Leonardo Cesar Treviso e Rodrigo Bruno Kehdy; professores orientadores: Jean Marcelo Barbosa Cordeiro dos Santos, Muriel Jairo Brefori, Edson David Pereira, Diego Henrique Ribeiro Tavares e Joel Massarioli Junior, e os alunos monitores em 2017: Matheus Martins Assis de Carvalho, Kelvi Rafael Dalmazo, Juliano Victor Nune Milhorucci, Felipe Pereira Camargo, Rodrigo da Silva dos Santos, Fabricio José de Barros Junior, Paulo Sérgio Baptista Júnior, Ricardo Donizeti Martins Filho e Munique Celis Maximiano.
Os discursos realizados durante a sessão enfatizaram a importância das atividades desenvolvidas na Etec. O ex-vereador Beto Mazzeu, que criou o prêmio em 2016, explicou que a honraria é destinada aos que usam a criatividade e o conhecimento para desenvolverem projetos que beneficiem a população de Bebedouro, e que o entregar a Etec é uma forma de manter em evidência os grandes exemplos. O vereador e professor Jorge Cardoso, que presidiu a solenidade, destacou o trabalho da escola em estimular o senso de profissionalismo e cidadania nos seus alunos, já o presidente do Legislativo, vereador Chanel, se dirigiu aos alunos homenageados dizendo que eles fazem parte da história do município e que o futuro está nas mãos deles. O prefeito Fernando Galvão Moura citou vários outros projetos desenvolvidos pela Etec para falar da importância da instituição de ensino para a cidade e parabenizou a diretora Andrea Bessa Carnassa por estar ali representando o que “Bebedouro tem de bom e o que precisa ser mostrado a todos”.
Falando em nome da Etec Andrea disse que o trabalho dos professores foi primordial para o desenvolvimento do Etecom, que acontece desde 2006, mas que a grande “estrela da noite” eram os alunos, que a participação e o envolvimento deles é o que a Etec espera ao desenvolver seus projetos e que eles ao serem monitores fizeram a diferença na vida daqueles que participaram das aulas de informática básica, manutenção e inclusão digital. A diretora também agradeceu ao carinho que a Câmara e a Prefeitura do munícipio tem com a Etec.
Nikola Tesla – esta foi a primeira vez que a Câmara de Bebedouro entregou o prêmio que tem como patrono um dos maiores cientistas do mundo, famoso por criar o motor elétrico de corrente alternada, invento que fez a revolução elétrica no mundo.
Etecom - através desse projeto estudantes da área de Informação e Comunicação da Etec “Prof. Idio Zucchi” compartilham o conhecimento adquirido nas aulas com a comunidade oferecendo gratuitamente cursos de informática para crianças, jovens, adultos e idosos.
O projeto recebeu no ano passado o apoio do fundo ASC (Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus) que possibilitou a compra de equipamentos para oferecer o curso de manutenção de computadores.
As inscrições para novas turmas do Etecom, que terão início no dia 9 de setembro, sábado, das 9h às 11h, podem ser feitas até o dia 30 de agosto na secretaria da Etec. São 20 vagas para os cursos de Informática básica, Informática básica para idosos e Manutenção de computadores.
Texto: Profª Patricia Pietro
Fotos: Imprensa da Câmara Municipal de Bebedouro