Através de uma parceria com a empresa Linx e a ONG Junior Achievement, estudantes do Ensino Médio e Médio Integrado ao Técnico da Etec Prof. Idio Zucchi participaram do Projeto StartApp - Laboratório de Criação de Aplicativos, que oferece aos alunos treinamento para criação do protótipo de um aplicativo, e os estimula a serem futuros empreendedores digitais.
O projeto, desenvolvido nas dependências da escola em Bebedouro, contou com a participação de cerca de 69 alunos que em 14 encontros receberão treinamento ministrado por colaboradores da Linx, empresa de desenvolvimento de softwares de gestão para o varejo, que financia o projeto da Junior Achievement, uma das maiores ONGs incentivadoras de jovens do mundo, que tem o intuito de os estimular e desenvolver para o mercado de trabalho.
No Projeto StartApp, os alunos são levados a criar um protótipo de um aplicativo, e desenvolver conceitos atrelados a Design Thinking, Canvas, Mapa do Cliente, Mapa de Empatia, Pesquisa de Mercado, entre outros.
Ao final dos 14 encontros os estudantes apresentaram seus aplicativos e uma banca escolheu aqueles que se destacaram. Como reconhecimento os membros dos grupos destaques participaram de uma visita a empresa para conhecer e se familiarizar ainda mais com o trabalho desenvolvido.
Apenas duas Etecs em todo o estado de São Paulo foram contempladas com esse projeto. A diretora da Etec Prof. Idio Zucchi, professora Andrea Bessa, ficou muito satisfeita com a parceria, diz que o curso foi muito dinâmico e produtivo para os estudantes da instituição.
Aplicativos destaques – os projetos escolhidos como destaque foram o PartyBook e o Safe Place. O primeiro foi desenvolvido por Carlos Eduardo, Ariela Espido, Fabrício Barros e Matheus Yuji. Carlos, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio Integrado a Informática para Internet, explica que o PartyBook foi criado com o intuito de propiciar ao usuário localizar ao seu redor opções de lazer de acordo com seu perfil e o ajudar na escolha, como por exemplo, local com acessibilidade para cadeirantes, atrações voltadas para a terceira idade. O aplicativo disponibiliza também uma rede social, na sua versão premium, para compartilhar seus momentos inesquecíveis com seus amigos “Foi uma experiência memorável. O nosso grupo pretende levar o projeto para frente”, afirma Carlos.
O Safe Place, projeto dos alunos Ingrid Ribeiro, Kamila Correa, Brenda Fernandes, João Vitor Sales, Isabela Vizicato, visa facilitar o aluguel de vagas de estacionamento. Os proprietários de estacionamento se cadastram no aplicativo e os usuários ao procurarem vagas para determinado dia e horário encontram quais estão disponíveis na região desejada, os valores e podem fazer sua reserva além de comprar pacotes com descontos. “Podemos ver na prática aquilo que aprendemos nas aulas que nossos professores ministram na Etec”, diz Ingrid, 14 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio Integrado a Administração, que comenta também que está foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e ter contato com novas tecnologias.
Texto: Prof.ª Patrícia Pietro